Divulgar Blogs .BlogArchive #ArchiveList a{ background: url(URL-DO-ICONE) no-repeat scroll 10px center; font-size:14px; /*--edite tamanho da fonte--*/ color: #000; /*--edite cor da fonte--*/ padding:5px 3px 5px 25px; /*--edite espaçamento se quiser--*/ text-indent:0px; list-style-type:none; } .BlogArchive .zippy { display:none; list-style:none outside none; }

sábado, 9 de julho de 2016

Idolatria Evangélica


}Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto...”  (Êxodo 20:3-5)
       Estes dias postei a seguinte frase no Facebook: “O evangelho humanista não está diferente da idolatria catolicista. A diferença é que o católico presta reverência a ídolos mortos, e o evangélico presta reverência a ídolos vivos!” – publiquei isso em resposta a pessoas que condenam os nossos irmãos católicos pela sua visível idolatria e pelos irmãos evangélicos que sutilmente são idólatras.       
       O que afinal é “Idolatria”? Resumidamente falando: tudo o que fazemos sem a dependência direta de Deus, já é Idolatria. Quando buscamos esse tema na Palavra de Deus, vemos dois tipos de idólatras:

1)   Aquele que se apóia e faz para si ídolos materiais:
}Pois dizem à madeira: ‘Você é meu pai’ e à pedra: ‘Você me deu à luz’. Voltaram para mim às costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: ‘Vem salvar-nos! ’ E onde estão os deuses que você fabricou para si? (Jeremias 2:27-28)
2)   Os que se apoiam em homens:
}Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” (Jeremias 17:5)
       Ambos os ídolos (humano e material), afastam o indivíduo da dependência de Deus; esse é o pecado mais mencionado em toda palavra de Deus, pois não depender de Deus te leva a cometer demais pecados.
       O povo de Israel¹ teve dificuldades Idolatria. Todas as quedas que tiveram foi por causa da idolatria. Para resolver isso, Deus permitiu o exílio da Babilônia² uma terra, onde poderiam fazer seus sacrifícios onde quisessem e para quem quisessem. Lá eles eram “livres”. Por terem se sentido abandonados, Deus tratou dos corações deles a ponto deles verem que dependiam unicamente do Senhor. A partir daí, nunca mais Israel, voltou-se para os ídolos.
       Se esse tema é tão destacado nas Escrituras; tenho certeza que o Senhor quer nos falar algo. O profeta Elias lutou por isso! O Senhor tem falado que no tempo final voltará esse espírito e poder de Elias; então a idolatria será uma das nossas lutas. Fiquemos atentos àquilo que o Senhor está falando.



Notas:


1 É um equívoco terrível, porém comum, achar que  o juízo de Deus é só para Israel quando lemos os profetas denunciando a Idolatria. Mais adiante quero escrever sobre isso, e o que os alertas dos profetas falam para os nossos dias.


2 Em breve postarei a relação da Igreja de Cristo com a Babilônia
.


*Esse texto foi originalmente composto em 23/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Página no Facebook