Ele Declara
O assunto do Profeta corresponde com a sua percepção e carga: a vontade e o Reino de Deus. De fato, esta é a substância de toda a revelação de Deus ao seu povo. O profeta Moisés declarou a vontade de Deus para formar uma teocracia, e toda a profecia posterior está em harmonia com isso.
}Mas o Senhor por meio de um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado. (Oséias 12.13 - ARF)
De fato, um critério para para julgar a profecia, é que qualquer qualquer profeta que afasta o povo da obediência a Deus é um falso profeta.
}Quando profeta (...) se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. (Deuteronômio 13.1-4)O verdadeiro profeta anuncia a vontade e o alvo de Deus. Constantemente fala além das limitações do presente e declara o Reino perfeito que será realizado através do Messias. A fim de que isso aconteça, ele declara o juízo vindouro, um juízo que começa agora na casa de Deus. ele declara O Dia do Senhor, a perfeita revelação de Deus, envolvendo particularmente (e necessariamente) o juízo e a erradicação de todo o mal.
Ele declara o Reino de Deus, o governo de Deus sobre toda a Terra, através da sua habitação no meio do Seu povo. O profeta declara a "era vindoura", mas também o seu efeito presente entre um povo atual que será un instrumento em liberar esta era que virá.
}...eles experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir. (Hebreus 6.5)
Ele mesmo frequentemente libera os poderes dessa era vindoura em sinais miraculosos que apontam para o Reino de Deus (por exemplo Moisés e Elias), mas o seu verdadeiro anseio é para que o próprio povo de Deus torne-se, ele mesmo o maior sinal.
Por serem a história e o tempo fatos reais o profeta reconhece que os obstáculos precisam ser removidos. Por isso ele arranca e derruba para dar lugar à construção firmada daquilo que Deus quer.
Continua...
}Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor, por sinais e por maravilhas em Israel, da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte de Sião. (Isaías 8.18-18 - ARF)
}Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo. (Zacarias 3:8-8 - NVI)
Ele Prediz
O profeta faz predições concretas, mas não é nenhum clarividente com a pretensão de ver adiante um futuro predeterminado. Ele aceita que a vontade e o tempo de Deus são reais, não ilusórios. Por estar cheio da vontade e dos desejos de Deus, ele declara esses desejos criativamente dentro da situação presente, mudando e moldando-a, e liberando a vontade de Deus para realmente acontecer
Dessa forma, Daniel tomou a predição de restauração feita por Jeremias, respondeu a ela e pela oração trouxe-a ao seu cumprimento. Há ampla evidência que circunstâncias mudadas alteram uma direção de eventos anteriormente declarado, como no caso de Jonas.
(Jonas 4.2)
Por serem a história e o tempo fatos reais o profeta reconhece que os obstáculos precisam ser removidos. Por isso ele arranca e derruba para dar lugar à construção firmada daquilo que Deus quer.
}O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar. (Jeremias 1:9,10 - NVI)
Essa função destrutiva é essencial para limpar todo o entulho e lixo dos séculos de falsos conceitos e ideias humanas, e para abrir o caminho para Deus fazer nova todas as coisas.
Mais do que todos, o profeta sabe que o machado precisa ser posto à raiz das árvores, e que a Igreja doentia e esfacelada por divisões precisa dar lugar à nova e pura criação do Senhor.
O profeta fala usando conceitos comuns a ele mesmo e aos seus ouvintes. Assim "Sião" – por exemplo – era local e geográfico para os judeus; agora, para a Igreja, transcende localidade nacional.
O Monte Sião, é uma figura profética para a Igreja de Cristo |
Se Sião significa a Igreja manifestando o Reino, os inimigos circunvizinhos de Israel (Egito, Moabe, Edom, Assíria, etc.) são profeticamente os oponentes do povo de Deus, tanto espirituais, como terrenos, e a guerra contra esses inimigos pode ser interpretada como uma expressão da confrontação da Igreja com o mal.
}Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra. (Isaías 11.12-12 - NVI)
O princípio corporificado pela profecia é o central; somente os acontecimentos poderão revelar até que ponto seus detalhes são literais.
A predição do Messias montado num jumento expressava a sua humildade, e não era necessariamente uma predição concreta até que Jesus a viveu na prática para expressar o princípio envolvido. O resto da profecia não foi cumprido literalmente, mas o princípio de toda ela é válido.
}Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até aos confins da terra. (Zacarias 9:9,10)
Portanto, os princípios da profecia são válidos para toda geração. O Dia do Senhor significava, numa época, juízo pelas mãos da Assíria, e significará o Juízo Final. Nos dias da Reforma, identificava-se o anticristo como o Papa; depois mais recentemente como Hitler; mas também será o Homem do Pecado dos tempos do fim.
As manifestações desses princípios voltam a ocorrer repetidas vezes na História, mas o círculo da profecia se fechará com a consumação, a expressão completa desses princípios.O ingrediente ausente de permanência e consumação é integralmente ligado à ressurreição, que por este motivo é também um tema central para o profeta.
}Agora eles estão mortos, não viverão; são sombras, não ressuscitarão. Tu os castigaste e os levaste à ruína; apagaste por completo a lembrança deles! Fizeste crescer a nação, Senhor; sim, fizeste crescer a nação. De glória te revestiste; alargaste todas as fronteiras da nossa terra. Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração. Como a mulher grávida prestes a dar à luz se contorce e grita de dor, assim estamos nós na tua presença, ó Senhor. Nós engravidamos e nos contorcemos de dor, mas demos à luz o vento. Não trouxemos salvação à terra; não demos à luz os habitantes do mundo. Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos. (Isaías 26.14-19 - NVI)F O Profeta vê que esta geração, a sua geração, pode completar a vontade de Deus e prosseguindo, entrar na imortalidade.
Continua...
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