Na sociedade em geral o termo Profeta é altamente suspeito, e é frequentemente associado na imaginação popular com ofícios ocultistas tais como adivinhos, quiromantes e necromantes.
Arnaldo Jabor – Jornalista |
No outro extremo, o termo torna-se totalmente neutralizado quando é usado em referência a uma boa capacidade de previsão: um comentarista político ou um prognosticador econômico.
Já no Movimento Carismático¹ o Profeta tornou-se um perpétuo anunciador de palavras inspiradas, alguém que exercita o carisma (dom) da profecia; em contra partida, para a maior parte da Igreja Evangélica ele já se tornou extinto — *ou é reconhecido, porém de uma forma não-bíblica.
F De fato, haver profetas de Deus é postulado pela existência de um Deus que se expressa. Um Deus que não só fala à sua criação e às suas criaturas através de eventos materiais, mas que fala aos homens por meio de homens.
Essa é a natureza inevitável de um Deus pessoal que fez a criação e os homens a fim de se expressar neles e através deles. Na verdade Deus chegou mesmo a declarar que suas ações nunca excederão à revelação profética dada por ele!
}Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o segredo aos seus servos, os Profetas. (Amós 3.7 - ARA)
Se alguém argumentar que Deus tem falado plenamente e de modo conclusivo a nós pela encarnação do seu Filho, respondemos que seu Filho ainda está falando, e que Ele fez isto dando profetas à sua Igreja.
}Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. (Hebreus 1.1-2 - NVI)
}E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres... (Efésios 4.11 - NVI)
O Termo
- O termo mais antigo para profeta é roeh, vidente, uma palavra também usada para Visão Profética.
R Porém, o termo posterior é nabi', aquele que fala, porta-voz, profeta.
Nabi' vem de uma raiz hebraica que significa levantar-se, vir à luz ou inchar. É relacionada com a designação da palavra de Provérbios, que refere-se a um ribeiro borbulhante e com o verbo jorrar, esguichar em abundantes sons ou palavras.
}Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da Sabedoria. (Provérbios 18.4 - ACF)
Pode ter um sentido passivo, como "alguém que se faz borbulhar com o Espírito de Deus, que é assim inspirado". Mas é mais corretamente interpretado como tendo um sentido ativo e contínuo: "alguém que jorra as palavras de Deus", um divulgador divinamente inspirado, um anunciador, um porta-voz. (Êxodo 4.16; 7.1).
Portanto, há um aspecto passivo e receptivo no profeta: ele vê. E há um aspecto ativo, comunicativo: ele fala. Ele não é meramente uma boca; ele tem revelação e percepção da parte de Deus, e é comissionado a comunicar e agir como porta-voz de Deus, compartilhando de um coração cheio de visão e revelação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário